quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Orfanato da Adesal leva esperança a crianças e adolescentes abandonados em Feira de Santana


Por Danilo Souza

Promover bem – estar a crianças e adolescentes abandonados, a fim de tira-los da situação vulnerável do mundo das drogas e da criminalidade, esse é o objetivo do Centro de apoio e acolhimento, mas conhecido como orfanato evangélico das Assembleias de Deus, que está localizado no município de Feira de Santana, há 200 quilômetros de Salvador, BA.

Internos do orfanato:: Arquivo pessoal.
Fundado na década de 1960, o centro é referência no município e tem dado uma significativa contribuição para a comunidade no sentido de ressocializar crianças e adolescentes em risco social. Atualmente há 38 crianças abrigadas no centro, mas essa realidade já foi outra, o local já abrigou 150. Como explica a vice – presidente e coordenadora administrativa do orfanato, Jaci Pereira: “Nós já tivemos aqui mais de 150 abrigados, mas com a nova lei do governo para adoação, agora só temos 38”. No Brasil existe uma lei do ano de 2009, que impede que crianças permaneçam por muito tempo nos orfanatos, é a chamada de nova lei de adoção, número 12.010/2009. Como argumentos, os autores da lei dizem que o ambiente familiar é de fundamental importância para as crianças cresceram bem em todos aspectos da vida.

O orfanato

Localizado na Rua Adalgisa Borges, n°800, parque Panorama, Feira de Santana, Bahia, o orfanato possui uma área de 14 mil m2 e conta com uma excelente estrutura para receber os menores. No orfanato existe uma sala de informática, chamada de CDC em parceria com a SECTI - Secretaria de Ciência e Educação, com 10 computadores, um servidor, uma impressora. As crianças e adolescentes do centro ainda têm a sua disposição, uma horta, biblioteca, uma padaria, que faz pães para serem vendidos na comunidade, escola que funcionando nos três períodos, além da rádio online e uma igreja. “Nó aqui procuramos suprir todas as necessidades desses meninos, tanto no espiritual, quanto no social, diz Clarisse Grilo, ela que é assistente social no centro.
Crianças do orfanato: Arquivo pessoal. 

O orfanato é uma instituição filantrópica e não conta com ajuda de governos ou empresários, a sua principal mantenedora são as igreja evangélicas, dentre elas, a Adesal, pois essa convenção tem contribuído ativamente para manutenção do centro é o explica Jaci Pereira: “No orfanato nós recebemos ajuda das igreja da região, e temos a Adesal em Salvador nossa grande parceira”, declara ela.

Confraternização

E para finalizar as atividades do orfanato ano de 2012, foi realizado no último dia 26 de dezembro, a confraternização dos funcionários do centro. Na oportunidade, estiveram presentes o pastor Israel Alves Ferreira, este que é presidente do orfanato,  juntamente com sua esposa, irmã Joilda Ferreira e seus filhos. Foi um momento de muita descontração local, houve entrega de presente no final um grande almoço. Pastor Israel aproveitou para homenagear alguns funcionários, e agradeceu a todos o empenho em manter a centro em pleno funcionamento. “Todos estão de parabéns pelo trabalho realizado, a igreja que tem apoiado, o povo de Feira de Santana”. Diz o pastor.

Pastor Israel e irmã Joilda na confraternização.
Foto: Crédito: Danilo Souza.

Para saber mais sobre o orfanato evangélico da Adesal acesse o site: www.orfanatoevangelico.org  ou ligue: (75 ) 36223720 // 71 – 32424866.
Para fazer doações Bradesco, Ag: 3046, CC: 236292 ou BB Ag: 0418, CC:4070674. 


Um comentário: